Sampaio lança hoje em Lisboa um livro intitulado «Quero dizer-vos». Com este livro pretende prestar contas ao eleitorado e justificar o modo como desenpenhou o seu mandato.
Corpo do artigo
O candidato Jorge Sampaio lança hoje um livro, o qual tem por objectivo prestar contas ao eleitorado e justificar a forma como tem desempenhado o seu mandato. O título é «Quero dizer-vos».
No preâmbulo ao livro, Sampaio diz que deixa apontamentos a reflexões sobre o percurso de Portugal nos últimos cinco anos. Desta forma procura lançar para o debate eleitoral as questões que considera mais relevantes para Portugal.
No livro, o candidato lembra o papel do Chefe de Estado e reafirma que exerceu uma magistratura de influência «com vista a mobilizar a sociedade para a resolução dos grandes e verdadeiros problemas».
De forma a justificar a forma como desenvolveu o seu mandato, Sampaio sublinha que «o país necessita de reformas, não necessita de crises políticas artificiais ou de conflitos institucionais».
«Oiço com uma indulgência, que só a experiência concede, aqueles que não entendem que a leitura que faço dos poderes atribuídos pela Constituição ao Presidente da República e o modo como exerço essas funções não estão sujeitos a flutuações conjunturais», salientou o candidato.
O livro, publicado pela «Notícias Editorial», tem capítulos dedicados ao Estado e às suas responsabilidades, à República e seus valores, à Democracia e seus desafios, à Nação e sua identidade.