Malam Bacai Sanhá e "Nino" Vieira ganharam o direito de disputar a segunda volta das presidenciais da Guiné-Bissau em virtude dos resultados das eleições de domingo. Kumba Ialá foi o terceiro mais votado, ficando assim de fora da luta.
Corpo do artigo
Malam Bacai Sanhá e "Nino" Vieira vão disputar a segunda volta das presidenciais da Guiné-Bissau, anunciou esta quarta-feira a Comissão Nacional de Eleições, com base em resultados provisórios das eleições de domingo.
Segundo a CNE, Sanhá, que é apoiado pelo PAIGC, no poder, obteve 158276 votos contra 128918 votos obtidos por "Nino" Vieira, que até há pouco tempo esteve refugiado em Portugal.
Em terceiro lugar, surgiu o candidato apoiado pelo Partido da Renovação Social Kumba Ialá com 111606 votos, ao passo que Francisco Fadul, do Partido Unido Social-Democrata, ficou na quarta posição.
O presidente da Comissão Nacional de Eleições El Hadj Malam Mané, que não anunciou os resultados nacionais do acto eleitoral, mas sim os resultados por região, disse ainda que a afluência às urnas tinha sido de 80 por cento.
A segunda volta das presidenciais guineenses deverá ocorrer bem Julho, 21 dias após a divulgação dos resultados, podendo os candidatos reclamar o resultado das eleições nos próximos dois dias.
Estas eleições, que foram consideradas justas e transparentes pelos observadores, visam pôr fim a um regime de transição que se prolonga há dois anos no país e que começou após o golpe de Estado que afastou Kumba Ialá do poder em 2003.