O primeiro-ministro afirmou que vai voltar a encontrar-se com Jorge Sampaio na quarta-feira para continuar a analisar a crise política causada pela saída de Henrique Chaves. Esta foi a única declaração feita por Santana Lopes à saída do encontro desta segunda-feira com Jorge Sampaio.
Corpo do artigo
Durou pouco mais de uma hora a reunião desta segunda-feira entre Santana Lopes e Jorge Sampaio, um encontro que aconteceu após a demissão de Henrique Chaves, que era o titular da pasta da Juventude, Desporto e Reabilitação.
À saída do encontro com o Presidente da República, o primeiro-ministro esclareceu que iria voltar a Belém ainda esta semana.
«Quarta-feira, em princípio, de manhã, voltarei aqui. Por agora, não queria dizer mais nada», afirmou Santana Lopes, que continua sem esclarecer os motivos da demissão do ministro, um dos seus mais fiéis amigos no Governo.
Também já se sabe que a Presidência da República não fará qualquer declaração ou comunicado sobre este encontro.
O primeiro-ministro terá agora de procurar soluções para a crise no Governo, provocada pela saída de Henrique Chaves, soluções essas que terá de apresentar quarta-feira ao Presidente da República.
Um dos passos de Pedro Santana Lopes passará pela audição dos ministros de Estado sobre a situação criada.
Ainda assim, o primeiro-ministro mantém a visita oficial à Turquia agendada para quinta e sexta-feira, devendo partir para Ancara quarta-feira à tarde, após o encontro com o Presidente da República.