Carlos Santos Ferreira foi eleito, esta terça-feira presidente do conselho de administração (CA) do Banco Comercial Português (BCP), com 97,76 votos a favor, derrotando Miguel Cadilhe, que apenas recolheu 2,14 por cento dos votos.
Corpo do artigo
A lista para a administração liderada por Santos Ferreira foi apoiada por 69,8 por cento do capital do banco, tendo em conta que o quórum de capital presente ou representado na AG no momento desta votação era de 71,49 por cento.
Santos Ferreira é assim o novo presidente executivo do BCP, presidindo uma lista que tem como vice-presidentes Armando Vara e Paulo Macedo e como vogais Luis Pereira Coutinho e Nelson Ricardo Bessa Machado, Vítor Fernandes e José João Guilherme.
A eleição deste CA para o triénio 2008-2010 na AG de hoje era já dada como praticamente certa nas últimas semanas.
A derrota de Cadilhe tinha inclusivamente sido admitida pelo próprio em algumas ocasiões, a última das quais hoje à entrada da reunião magna dos accionistas.
Na lista perdedora constavam Alexandre Bastos Gomes, Bagão Félix, Rui Horta e Costa, Manuel Meira Fernandes, João Carvalho Neves e Carlos Alcobia.
Berardo chumbado para presidente do Conselho de Remunerações
Na AG, foi ainda chumbada a lista de Joe Berardo para presidir ao órgão que fixa as remunerações do Conselho de Administração e membros dos outros órgãos sociais do BCP.
O Conselho de Remunerações e Previdência proposto foi chumbado por 50,03 por cento dos votos, tendo recolhido 49,97 por cento dos votos a favor.