O Governo não tem dúvidas de que a ligação de alta velocidade entre o Porto e Lisboa é um bom negócio para o país. A secretária de Estado dos transportes foi, esta quarta-feira, à comissão parlamentar defender o traçado previsto para o TGV e sublinhou que o Governo não tenciona mexer no percurso previsto.
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O Governo não hesita que o traçado de alta velocidade que vai ligar Lisboa Porto é estratégico e altamente sustentável. Na defesa do traçado, a secretária de Estado Ana Paula Vitorino garante que esta é também a melhor solução económica.
«Por acaso é a linha Lisboa-Porto aquela que é mais sustentável do ponto de vista financeiro. Ou seja, é importante para o país, é importante para as pessoas e para a economia», salienta a ministra.
Com a estratégia escolhida, Ana Paula Vitorino também não hesita na defesa da opção do traçado, na linha do oeste, porque «e onde estão as pessoas, as empresas e o potencial de crescimento».
Um estudo da consultora PriceWaterCoopers, apresentado na terça-feira no comité de transporte do Parlamento Europeu pelo deputado italiano Paolo Costa, indica que o preço da ligação em alta velocidade Lisboa-Porto-Madrid disparou para os 11 mil milhões de euros, mais 40,6 por cento que os 8 mil milhões de euros previstos em 2004.
Mas durante a audição parlamentar sobre o traçado da linha de alta velocidade Lisboa-Porto, Ana Paula Vitorino garantiu que os 40 por cento a mais referidos no estudo «não dizem respeito ao projecto português».