Ségolène Royal alertou, esta quinta-feira, que o BCE não pode ser o único banco a estabelecer a política económica na Europa. Durante o Congresso do Partido Socialista Europeu, a canditada francesa às presidenciais felicitou ainda José Sócrates pela coragem de fazer em Portugal um referendo ao aborto.
Corpo do artigo
No dia em que o Banco Central Europeu (BCE) aumentou de novo a taxa de juro para os 3,5 por cento, Ségolène Royal avisou que a instituição não pode ser a única a estabelecer a política económica na Europa.
No seu discurso no VII Congresso do Partido Socialista Europeu, que decorre hoje e sexta-feira no Porto, à candidata socialista à Presidência da França, defendeu que os líderes eleitos devem ter igualmente uma palavra a dizer.
Ségolène Royal felicitou ainda José Sócrates pela coragem de fazer em Portugal o referendo ao aborto.
«Desejo as maiores felicidades no referendo para ti, José, e para as mulheres, já que decidiste chamar o povo a pronunciar-se sobre a questão», disse.
No plano europeu, Royal prometeu que, caso seja eleita nas eleições do próximo ano, vai voltar a colocar a França como força decisiva na União Europeia.