A segunda balsa encontrada hoje pela Força Aérea do navio cipriota, que no sábado foi dado como desaparecido, «não tinha ninguém a bordo», o que levou as autoridades a suspender as buscas.
Corpo do artigo
Depois de um avião P-3 Orion ter detectado a segunda balsa do navio cipriota que no sábado foi dado como desaparecido, um helicóptero «Puma» dirigiu-se para o local com o intuito de averiguar a hipótese de recolha de sobreviventes, tendo verificado que estava vazia, o que levou as autoridades a suspender as buscas aos 27 tripulantes.
De acordo com uma fonte do Comando Naval dos Açores, os meios navais e aéreos «já procuraram toda a área» nos últimos dias, encontrando apenas duas balsas, um colete salva-vidas e diversos «pequenos objectos».
O «Cristopher», que navegava a 150 milhas a Norte da ilha Graciosa, foi dado sábado como desaparecido, depois de interromper as comunicações com o armador, a quem reportou que estava a meter água por uma escotilha, numa altura em que a ondulação atingia os sete metros.
As operações de busca envolveram vários navios que cruzavam a zona, assim como aviões P-3 Orion e C-130 e dois helicópteros «Puma», da base aérea das Lajes, ilha Terceira.
Após o cálculo de deriva, as autoridades marítimas alargaram a área de procura para o Oeste, tendo sido detectada uma mancha de combustível, que levou a admitir a hipótese de naufrágio.