Astronautas realizaram com êxito o segundo passeio espacial que tinha por objectivo ligar tanques de oxigénio e nitrogénio à nova porta de entrada da Estação Espacial Internacional.
Corpo do artigo
Foi realizado esta quarta-feira com êxito o segundo «passeio» da missão dos astronautas Michael Gernhardt e James Reilly.
Essa missão teve como objectivo ligar tanques de oxigénio e nitrogénio à nova porta de entrada da Estação Espacial Internacional (EEI).
Num passeio espacial que durou 6 horas e 29 minutos, os astronautas contaram com a ajuda do novo braço robotizado da EEI, o Canadarm2, de fabrico canadiano, para instalar dois tanques de oxigénio e um de nitrogénio na nova porta.
Estes tanques, que na Terra têm um peso de 540 quilogramas, são necessários para voltar a pressurizar a câmara após os passeios espaciais e na reposição de ar no resto do complexo.
Susan Helms e Jim Voss, engenheiros de voo e residentes da estação há quatro meses, manobraram o braço robotizado, enquanto Janet Kavandi, especialista de missão no Atlantis, operou o braço do vaivém. A coordenação do passeio espacial esteve a cargo do piloto Charles Hobaugh.
Haverá um terceiro passeio para instalar mais dois tanques, agendado para a próxima sexta-feira, disseram fontes da NASA.