Ano Novo novo passaporte. É já a partir do próximo mês que Portugal vai ter
Corpo do artigo
O novo passaporte tem «grande qualidade estética e de
Segurança», disse o director-geral do SEF, Lencastre Bernardo, ao apresentar o novo documento, em Lisboa.
O director do SEF afirmou que apesar de nenhum documento ser «totalmente infalsificável» o novo passaporte «assume excepcionais padrões de segurança em matéria de documentos de viagem», defende Lencastre Bernardo.
O novo passaporte introduz algumas novidades relativamente ao modelo em vigor. A partir de agora passar a haver um passaporte para todas as categorias prevalecendo o princípio de um passaporte/uma pessoa. Assim deixam de existir os chamados passaportes familiares. As crianças deixam de estar agregadas ao passaporte de um terceiro, passando a ter passaporte próprio.
Como factor de segurança o número do passaporte passa a ser por perfuração a laser, ao contrário da anterior que era mecânica. A impressão em irisado de castelos e caravelas e de um astrolábio só visível sob raios ultravioletas, e o fio de costura em ponto específico e a três cores (amarelo, branco e verde) são outros factores de segurança do novo passaporte português.
O passaporte passa a ter elementos de segurança na impressão digital da fotografia e incluirá ainda a assinatura do titular digitalizada.