Estão a salvo as seis pessoas que estavam a bordo do navio CP Valour que começou a afundar-se esta tarde ao largo do Faial. É a embarcação que estava encalhada há nove meses na praia do norte, no faial açores e que esta tarde acabou por ser removida.
Corpo do artigo
Já a 25 milhas a noroeste do Faial, quando estava a ser puxada por quatro rebocadores, a embarcação começou a afundar. O alerta foi dado à Força Aérea portuguesa e a operação de resgate das seis pessoas foi bem sucedida.
O "CP Valour" encalhou a 09 de Dezembro junto à ilha do Faial quando seguia do Canadá para Espanha, com cerca de cinco centenas de contentores a bordo.
Apesar das várias tentativas de desencalhe efectuadas nos dias seguintes ao acidente, o porta-contentores manteve-se no mesmo local, mas a carga perigosa que estava a bordo foi retirada por helicóptero.
Nas duas últimas semanas, foram realizadas várias manobras para remover o navio, depois de retiradas as máquinas, os contentores e a ponte.
Ao início da tarde de hoje, o navio CP Valour foi finalmente retirado da praia do Norte, com a ajuda de um rebocador de grande potência que veio reforçar o dispositivo já montado no local, composto por uma plataforma e quatro rebocadores.