A selecção portuguesa de futebol de sub-21 cumpriu, esta terça-feira, o objectivo proposto e bateu com facilidade a sua congénere da Sérvia por 3-0, em encontro de preparação para o Europeu 2007, realizado na Figueira da Foz.
Corpo do artigo
O avançado Hugo Almeida, que pela primeira vez jogou na sua terra natal com a camisola das "quinas", foi um dos elementos em destaque na equipa lusa, ao anotar os dois primeiros tentos de Portuga, aos três e 17 minutos.
A equipa portuguesa adiantou-se no marcador na primeira vez que se acercou com perigo da baliza contrária, num lance em que Hugo Almeida, emprestado pelo FC Porto aos alemães do Werder Bremen, caminhou cerca de 30 metros em direcção à baliza sérvia, esperou pela saída do guarda-redes e fez o primeiro golo de Portugal.
O mesmo Hugo Almeida ampliou a vantagem de Portugal aos 17 minutos, numa joga em que Manuel Fernandes assistiu em profundidade o avançado português, tendo este, após ganhar dois ressaltos, marcado facilmente o segundo tento.
A equipa sérvia apenas em duas ocasiões criou perigo, aos 14 e 30 minutos, através de dois bons remates de Kolarov e de Veselinovic, acabando depois as suas acções por se centrarem em cruzamentos pouco perigosos para a baliza á guarda de Ricardo Batista.
Com a vantagem adquirida, o técnico José Couceiro optou por promover experiências no grupo, tendo Portugal baixado um pouco o ritmo, mas criado mesmo assim numerosas ocasiões de golo ao longo da segunda metade.
O terceiro e último tento de Portugal foi anotado já nos instantes finais da contenda, aos 85 minutos, por intermédio de Ricardo Vaz Tê.
Jogo no Estádio Municipal José Bento Pessoa na Figueira da Foz.
Portugal - Sérvia, 3-0.
Ao intervalo, 2-0.
Marcadores:
1-0, Hugo Almeida, 03 minutos.
2-0, Hugo Almeida, 17.
3-0, Vaz Tê, 87.
Equipas:
- Portugal: Ricardo Batista, Filipe Oliveira (Vieirinha, 46), Amoreirinha, Miguel Veloso (João Pereira, 46), José Gonçalves, Paulo Machado (Ivanildo, 66), Ruben Amorim, Manuel Fernandes (Sérgio Organista, 60), Nani (Diogo Valente, 60), Hugo Almeida (Nuno André, 46) e Hélder Barbosa (Vaz Tê, 46).
(Suplentes: Paulo Ribeiro, João Pereira, Organista, Vieirinha, Ivanildo, Nuno André, Vaz Tê, Diogo Valente)
- Sérvia: Kahriman (Stefanovic, 80), Rukavina, Rnic, Rendulic (Kacar, 46), Kolarov, Bosansic (Ivelja, 46), Smiljanic (Marinkovic, 69), Drincic, Babovic, Mrda (Rakic, 46) e Vesilinovic (Stevanovic, 64).
(Suplentes: Stefanovic, Kacar, Rakic, Marinkovic, Stevanovic e Ivelja).
Árbitro: Olegário Benquerença (Portugal)
Acção disciplinar: Cartão amarelo para Rukavina (89 e 90) e Ivelja (90). Cartão vermelho por acumulação de amarelos para Rukavina (90)
Assistência: Cerca de 6.000 espectadores.