A Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico promove, a partir de amanhã, uma semana aeroespacial, patrocinada pela NATO e pela Força Aérea Portuguesa. A iniciativa contempla um curso sobre satélites.
Corpo do artigo
A Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico (IST) promove, entre terça e sexta-feira, uma semana aeroespacial, durante a qual decorrerá um curso sobre satélites.
Patrocinado pela NATO e pela Força Aérea Portuguesa, o curso decorrerá entre terça e quinta-feira, e vai centrar-se nos aspectos tecnológicos e de design dos pequenos satélites.
«Até agora temos cerca de 70 participantes inscritos, dos quais 75 por cento pertencem ao IST», explicou o coordenador do curso Afzal Suleman, em declarações à Agência Lusa.
Entre os restantes participantes no curso, ministrado por especialistas das agências espaciais canadiana e europeia (ESA) e por peritos norte-americanos e britânicos, contam-se também membros da indústria nacional de aeronáutica.
Na sexta-feira, serão apresentados alguns trabalhos de final de curso dos alunos de engenharia aeroespacial do IST.
Segundo um estudo realizado por consultores norte-americanos divulgado em Junho, em Lisboa, Portugal reúne condições para a instalação de empresas na área da indústria aeroespacial.
No total, e até 2005, o investimento necessário para a criação destas empresas foi calculado em 17,5 milhões de contos e permitirá a formação de quase 140 quadros altamente qualificados.
O estudo identifica, em concreto, quatro áreas de oportunidade para a criação de empresas em Portugal no campo da indústria aeroespacial: a detecção remota, as comunicações em banda estreita, as comunicações em banda larga e multimédia e a navegação por satélite.