Termina hoje a Semana Aeroespacial do Intituto Superior Técnico, que decorre desde dia 24. O evento serviu para os alunos mostrarem os seus trabalhos e incluiu um curso sobre os aspectos tecnológicos e de design dos pequenos satélites.
Corpo do artigo
Dois alunos do último ano da licenciatura em Engenharia Aeroespacial do Instituto Superior Técnico (IST) estão a desenvolver uma aplicação informática que vai permitir à TAP fazer o tratamento da sua facturação electronicamente.
«Estamos a concluir uma aplicação que vai permitir um tratamento informático das taxas de navegação de todos os voos da TAP, cerca de cinco mil por mês», explicou Rui Alves, um dos autores do projecto de final de curso.
O trabalho, a concluir até fins de Novembro, foi encomendado pela Transportadora Aérea Portuguesa aos alunos e funciona como um estágio curricular, não sendo remunerado. Em princípio, a aplicação servirá apenas para uso interno da TAP, não estando prevista a sua comercialização.
O curso, segundo IST, habilita o Engenheiro Aeroespacial a intervir em todas as fases do ciclo de vida de um veículo, desde a concepção e projecto, até à operação e manutenção, passando pelos ensaios e fabricação.
Segundo Rui Alves, a parceria com a TAP foi importante por ser um dos raros contactos entre a indústria e o mundo académico e por conferir notoriedade à licenciatura de Engenharia Aeroespacial do IST, ainda pouco divulgada. «Saem cerca de dez licenciados por ano e a maioria trabalha como engenheiros mecânicos».
Semana Aeroespacial no fim
Termina hoje a Semana Aeroespacial do IST, que decorre desde terça-feira, e que incluiu um curso sobre os aspectos tecnológicos e de design dos pequenos satélites, patrocinado pela NATO e pela Força Aérea.
Segundo Afzal Suleman, docente do IST e coordenador da Semana Aeroespacial, estiveram presentes em Lisboa os «especialistas máximos na área do micro-espaço», nomeadamente especialistas das agências espaciais canadiana e europeia (ESA) e peritos norte-americanos e britânicos, num curso que contou com cerca de 70 participantes.
Suleman revelou ainda que está em preparação um programa universitário sobre o espaço, para alunos do IST, que deverá estar concluído em 2001, faltando ainda concluir algumas parcerias.