A ciência abre-se à população na «Semana da Ciência e da Tecnologia», entre 18 e 26 de Novembro. Em várias cidades portuguesas preparam-se cerca de 600 iniciativas sob o conceito «portas abertas».
Corpo do artigo
A Semana da Ciência e da Tecnologia, entre 18 e 26 de Novembro, vai contar com cerca de 600 eventos por todo o país.
«A maioria das actividades integra-se no conceito 'portas abertas' que está na origem da iniciativa», afirmou hoje a directora da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, Rosália Vargas (na foto).
Segundo explicou o ministro da Ciência e da Tecnologia, «a semana tem como objectivo chamar a atenção do público e dos media para a ciência e a tecnologia, dando-lhes a oportunidade de contactar directamente com os investigadores».
Em Coimbra, Mariano Gago vai estar no sábado na abertura dos II Encontros Ciência e Sociedade, um colóquio que contará com a presença de investigadores nacionais e franceses. Entre outras actividades, destacam-se as visitas ao centro Ciência Viva, ao Museu da Ciência e da Técnica e a participação numa tertúlia científica numa livraria.
No domingo, Mariano Gago estará em Óbidos, numa sessão pública a propósito da exposição itinerante «Para além da Terceira Dimensão - Matemática e Arte Digital», onde vai estar presente o presidente da Sociedade Norte-Americana da Matemática, Thomas Banchoff.
Vila Real, Marinha Grande, Aveiro, Porto são outros dos pontos por onde passa a «Semana da Ciência». O programa das iniciativas está disponível no «site» www.mct.pt.