A 25ª edição do Rali Dacar, que começa no primeiro dia do ano, vai terminar, desta vez, no Egipto, em detrimento do Senegal. Mesmo assim, a prova, que contará com a participação de cinco portugueses, promete não ser fácil.
O Rali Dacar de 2003, que tem início na quarta-feira, vai trocar o Senegal pelo Egipto, naquela que será a sua 25ª edição.
A prova vai ligar Marselha (França) à estância turística de Sharm el-Sheikh (Egipto), onde os concorrentes chegarão no dia 19, numa competição que, segundo organizadores e pilotos, não será mais fácil do que as anteriores com fim na capital senegalesa.
«Este vai ser um difícil Dacar e não deve ser subestimado», afirmou a vencedora de 2001, a alemã Jutta Kleinschmidt, que fez referência às difíceis dunas de areia do deserto líbio.
A competição começa em França, passando depois por Espanha, antes de entrar em África, onde terá passagens pela Tunísia, Líbia e Egipto, num total de 17 etapas.
Nos automóveis, os favoritos à vitória são o francês Jean-Louis Schlesser e o japonês Hiroshi Masuoka (Mitsubishi), que tentará revalidar o título conquistado em 2002. Kleinschmidt, agora ao volante de um Buggy experimental da Volkswagen, não deverá correr para a vitória.
Nesta categoria destaque ainda para o português Carlos Sousa, o mais cotado dos portugueses, que é agora auxiliado pelo gaulês Henri Magne, e que vai tentar obter um bom resultado numa Mitsubishi Strakar.
As duplas Bernardo Vilar/José Lucas (Nissan Patrol) e Carlos Oliveira/Pedro Jordão (Mitsubishi Pajero) são os outros portugueses que se vão aventurar no Dacar deste ano nos automóveis, que este ano vai contar com a participação de Stephane Peterhansel nesta categoria.
Uma nota ainda para o regresso do finlandês Ari Vatanen, que já venceu a prova por quatro vezes (1987, 1989, 1990 e 1991), depois de uma ausência de sete anos.
Nas motos, os portugueses Paulo Marques (KTM) e Ricardo Leal dos Santos (Yamaha) vão correr ao lado de concorrentes como o italiano Fabrizio Meoni (KTM), que procura revalidar o seu título de 2002.
A participação portuguesa na prova completa-se com Elisabete Jacinto, que integrada numa equipa que inclui também Charles Gottlieb e David Jimenez, vai concorrer na categoria de camiões, com veículo Mercedes.
Etapas:
1 de Janeiro: Marselha - Narbonne - Prólogo: 1 km
2 de Janeiro: Narbonne - Castellón (Esp) - Especial: 43 km
3 de Janeiro: Castellón - Valência - Especial: 8 km
4 de Janeiro: (Deslocação para a Tunísia por barco)
5 de Janeiro: Tunis - Tozeur - Especial: 25 km
6 de Janeiro: Tozeur - El Borma - Especial: 285 km
7 de Janeiro: El Borma - Ghadames (Líb) - Especial: 228 km
8 de Janeiro: Ghadames - Ghat - Especial: 584 km
9 de Janeiro: Ghat - Sabha - Especial: 497 km
10 de Janeiro: Sabha - Zilla - Especial: 567 km
11 de Janeiro: Zilla - Sarir - Especial: 521 km
12 de Janeiro: Sarir - Siwa (Egi): Especial: 438 km
13 de Janeiro: Dia de descanso
14 de Janeiro: Siwa - Siwa - Especial: 341 km
15 de Janeiro: Siwa - Dakhla - Especial: 569 km
16 de Janeiro: Dakhla - Luxor - Especial: 274 km
17 de Janeiro: Luxor - Abu Rish - Especial: 477 km
18 de Janeiro: Abu Rish - Sharm el-Sheikh - Especial: 365 km
19 de Janeiro: Sharm el-Sheikh - Sharm el-Sheikh - Especial: 34 km