Com o Natal à porta há mais fantasia nos cinemas. O primeiro episódio do clássico de Tolkien, «O senhor dos anéis», chega, esta sexta-feira, a Portugal, com a notícia de salas cheias nos outros países.
É a primeira vez que o universo de Tolkien é representado no cinema por actores de carne e osso. A única adaptação que existia até ao momento foi feita em cinema de animação.
O filme consumiu o maior orçamento de sempre no cinema, 300 milhões de dólares cerca de 333 milhões de euros. Tudo isto para recriar um tempo longínquo, um universo fantástico, terra media, e uma galeria de personagens difícil de descrever.
Há humanos, feiticeiros, hobbits, anões, elfos e orcas e há também... um anel. Um anel poderoso capaz de reunir todas as forças do mal. Quem possuir este anel ganha poder ilimitado mas torna-se também o alvo de todas as forças maléficas.
O herói de Tolkien é o jovem Frodo interpretado por Elijah Wood. Ele tem a missão de levar o anel para o interior das montanhas onde foi forjado. Frodo e oito companheiros juntam-se na mesma aventura e fazem a irmandade do anel.
O filme de Peter Jackson é um delírio visual de três horas onde os heróis andam de perigo em perigo e de monstro em monstro. A irmandade do anel é o primeiro episódio de uma saga de três que faz a adaptação completa da obra de Tolkien. Os outros dois filmes já estão prontos.