A Comissão Distrital de Prevenção Rodoviária da Guarda realizou, hoje de manhã, uma acção de sensibilização dos automobilistas na fronteira de Vilar Formoso para os consciencializar para uma condução mais segura na quadra de Natal.
Corpo do artigo
O governador civil, Joaquim Lacerda, que preside à Comissão, explicou à Agência Lusa que esta iniciativa se reveste de grande importância, dado que se trata da principal fronteira portuguesa que dá acesso a recém-aberta Auto-Estrada 25 (A-25 que liga Vilar Formoso à Guarda e à Auto-Estrada da Beira Interior, A-23) e ao Itinerário Principal 5 (IP-5).
Adiantou que a acção visa sensibilizar os condutores, principalmente os emigrantes que atravessam a fronteira neste período festivo, para cumprirem as regras de trânsito, não ingerirem álcool e evitarem a velocidade excessiva.
Na operação de hoje foram distribuídos dois tipos de panfletos, um dirigido especificamente ao IP-5, onde a velocidade máxima é de 90 quilómetros, sendo obrigatório circular com os médios acesos, e outro à A-23, que incide sobre a velocidade.
Participaram nesta acção a GNR, BT, PSP: Instituto de Estradas de Portugal, Direcção-Geral de Viação e Prevenção Rodoviária Portuguesa.