A Federação dos Sindicatos do Sector da Pesca considera «um erro» acabar com a Docapesca, numa reacção ao anúncio do ministro Jaime Silva, no parlamento, de que a empresa poderá acabar.
Corpo do artigo
O Ministro da Agricultura entende que o fim da Docapesca pode ser um caminho, já que na opinião de Jaime Silva, o modelo da Docapesca não serve os pescadores nem consumidores.
O Ministro da Agricultura adianta que o papel da Docapesca vai ser reavaliado e, caso se chegue à conclusão que o modelo não serve, Jaime silva admite o fecho da empresa.
A Federação dos Sindicatos do Sector da Pesca, considera errada a ideia do ministro de acabar com a empresa. Frederico Pereira, coordenador da Federação, salienta que a Docapesca presta um serviço social aos pescadores.
«Não podemos concordar com o fim da Docapesca, até porque a empresa presta um serviço público necessário de apoio à pesca e a produção. Tem uma função social que se deve manter. Não pomos de parte a sua reestruturação mas acabar com a empresa não», salientou o responsável.
Sobre a possibilidade avançada pelo ministro de abrir a venda de peixe a mais compradores ou transferir a exploração para os produtores, Frederico Pereira concorda com essa solução, que pode ajudar a tornar os preços mais vantajosos para os pescadores, mas rejeita que a saída passe pela privatização da empresa.