A Câmara Municipal de Sintra está a desenvolver um projecto destinado a promover a pintura, a leitura e a música junto de crianças dos zero os três anos de idade. As acções realizam-se aos sábados, na Bebéteca, são gratuitas e abertas a quem queira participar.
Corpo do artigo
A Câmara Municipal de Sintra iniciou um projecto, denominado «Bebés de Sintra», que se destina a desenvolver a pintura, a leitura e a música junto de crianças dos zero aos três anos de idade. A segunda fase do projecto está em curso até 4 de Janeiro de 2003.
Os objectivos passAm por contribuir para o contacto precoce com os livros, a pintura e a música, contribuindo para sensibilizar e orientar os pais para a importância e os benefícios do processo, já que se torna num instrumento essencial para o desenvolvimento físico e intelectual das crianças. O programa quer ainda aproximar os laços afectivos entre pais e filhos través do livro e da leitura.
Para já as acções decorrem todos os sábados, na Bebéteca, na Biblioteca Municipal da Tapada das Mercês. A segunda fase terminará com o alargamento a todos os outros pólos das restantes bibliotecas municipais de Sintra.
Em Outubro as acções incidiram na pintura, com o tema «os cinco sentidos na pintura», em que, entre dez a 20 crianças, dos nove aos 24 meses, desenvolveram estímulos psicomotores através da criação nas artes plásticas. «As crianças desenvolvem o contacto com as tintas e pintam comas mãos e os pés. É a fase em que desenvolvem o sentido do toque, descobrem o mundo através do toque. Nesta idade estão na fase do desenvolvimento psicomotor» e é aí que pintura pode ajudr, explicou a responsável pelo projecto, Ana Pereira, à TSF Online.
Bebés também dançam
Em Novembro, também aos sábados, decorre o tema «movimento através do toque - expressão, comunicação e relação». Esta acção é coordenada pelo professor Howard Sonenklar, coreógrafo. «É uma dança para bebés. Ajuda a promover a relação adulto criança, já que os pais assistem às sessões», disse ainda Ana Pereira, sobre o tema que leva «à descoberta do corpo do bebés, como espaço de vivência e emoções e o seu potencial afectivo rítmico».
Este tema destina-se às crianças entre os seis e os 18 meses de idade. «Podem ser crianças mais novas, porque não precisam de estar sempre sentadas. Na pintura têm que ser mais velhos e menos por causa disso», sublinhou.
Primeira infância com música
Para o mês de Dezembro, está previsto o tema da música, com as «orientações musicais para a primeira infância». Trata-se de música para bebés, numa acçção coordenada pelo maestro António Vitorino Rocha, com bebés dos seis aos 18 meses. O objectivo é o de ter «as crianças em contacto com os sons, que reajam ao ritmo, que toquem e apreendam a importância dos sons», referiu Ana Pereira.
Pais também podem aprender
Ao longo dos três meses de acção, há ainda outra, «a linguagem dos afectos: lengalengas, jogos e rimas infantis», destinadas aos pais dos bebés e a todos os que estejam profissionalmente ligados a crianças, como professores e educadores de infância, que se debruça sobre a importância do diálogo do afecto e a preparação dos caminhos da linguagem.
As acções são gratuitas e destinam-se a todos que queiram participar. As inscrições são feitas no espaço da Bebéteca, ou através do telefone 219209851. A responsável do projecto sublinha que as acções têm estado completas, pelo que quem tente participar ficará inscrito «assim que houver vagas».
O projecto, que tinha sido lançado em Junho de 2001, «é para continuar» e «vai terminar com a abertura de outros espaços Bebéteca nas outras bibliotecas de Sintra, com informações também de puericultura, para os pais», concluiu Ana Pereira.