Tornar Macau uma ponte para o mundo latino é um dos objectivos do protocolo assinado entre um centro tecnológico de Macau e uma empresa de software chinesa, para desenvolver o sistema informático Linux, em português.
Corpo do artigo
O Centro de Produtividade e Transferência de Tecnologia de Macau (CPTTM) e a Red Flag (empresa chinesa de «software») assinaram um protocolo de cooperação para o desenvolvimento do sistema operativo informático Linux em versão portuguesa.
O presidente do CPTTM, Eric Yeung, disse ontem, na cerimónia de assinatura do protocolo, que o desenvolvimento da plataforma Linux em Português a partir de Macau irá «reforçar o papel do território como elo de ligação entre a China e o mundo latino».
Macau passou de território sob administração portuguesa a Região Administrativa Especial da República Popular da China em 19 de Dezembro de 1999.
A Red Flag, fundada pela Academia de Ciências da China e por uma empresa de capital de risco de Xangai, desenvolveu o Linux RedFlag, uma versão chinesa do sistema operativo.
Será a partir deste sistema que irá ser desenvolvida a versão em português.
A plataforma Linux é já utilizada já por cerca de um quarto dos fornecedores de serviços Internet (ISP) em todo o mundo.
A Linux assenta num sistema operativo de código aberto, por oposição à natureza proprietária de sistemas como o Microsoft Windows, que pode ser livremente configurado.