A U. Leiria assegurou os três pontos na recepção à Académica, ao vencer os "estudantes" por 2-0, graças a dois golos do polaco Slusarski. A equipa de Coimbra tudo fez para dar a volta ao resultado, acabando por ser traída por dois lances de contra-ataque.
Corpo do artigo
Dois golos do polaco Slusarki, ambos após jogadas de contra-ataque, permitiram à U. Leiria derrotar em casa a Académica, por 2-0, invertendo assim a tendência dos últimos três anos, em que os "estudantes" tinham sempre ganho na cidade do Liz.
Apesar do triunfo, os locais passaram por apuros na primeira parte, nomeadamente, quando Hélder Barbosa rematou aos 16 minutos apenas um pouco ao lado da baliza de Fernando e quando Marcos António desviou um cruzamento de Lino para o poste.
Contudo, a dez minutos do intervalo, a equipa orientada por Domingos colocou-se em vantagem, numa jogada iniciada por Sougou com o senegalês a passar Pavlovic antes de assistir Slusarki, que se limitou a emendar para inaugurar o marcador.
Manuel Machado tentou inverter o rumo dos acontecimentos ao tirar Pavlovic para colocar Gelson em campo, mas sem grandes resultados, ao passo que, do outro lado, a U. Leiria se limitava a gerir a vantagem.
Aos 67 minutos, o técnico da Académica voltou a tentar nova alteração ao retirar Roberto Brum para fazer entrar o central Litos, que foi colocado no ataque, devido à sua altura.
A substituição acabou também por não dar grandes frutos com a Académica a perder tempo de posse de bola e a acabar por sofrer o 2-0 a nove minutos do final numa jogada gizada por Paulo Machado e Touré concluída por Slusarki.
Sob a arbitragem de João Ferreira, de Setúbal, no Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, com a assistência de 1295 espectadores, as equipas alinharam da seguinte forma:
U. Leiria:
U. Leiria: Fernando, Laranjeiro, Marcos António, Renato, Tixier, Paulo Gomes (Harison, 59), Faria, Paulo Machado, Sougou (Touré, 62), Slusarki e Ivanildo (Nuno Coelho, 76).
Suplentes: Bruno Vale, Nuno Coelho, Touré, Paulo César, Harison, N'Gal e Alhandra.
Académica:
Académica: Pedro Roma, Nuno Luís, Danilo, Káká, Lino, Roberto Brum (Litos, 67), Pavlovic (Gelson, 41), Alexandre, Miguel Pedro, Dame (Filipe Teixira, 51) e Hélder Barbosa.
Suplentes: Douglas, Paulo Sérgio, Gelson, Filipe Teixeira, Vítor Vinha, Litos e Sarmento.
Acção disciplinar: cartão amarelo
Acção disciplinar: cartão amarelo para Hélder Barbosa (42), Ivanildo (54) e Nuno Luís (68).