O primeiro-ministro preside, esta segunda-feira, à assinatura de protocolos com 30 empresas do ramo das tecnologias de informação e comunicação (TIC), para a abertura de mais de três centenas de estágios para jovens na área do ensino profissional.
Corpo do artigo
Na cerimónia, que decorrerá no Convento do Beato, além de José Sócrates, vão discursar a ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, os presidente da Portugal Telecom, Henrique Granadeiro, da YDreams, António Câmara, e da Nova Base, Rogério Carapuça.
Numa primeira fase, o programa vai arrancar com 30 das maiores empresas (nacionais e multinacionais) do ramo das TIC, permitindo desde já a realização de estágios em Portugal e em países estrangeiros.
A a médio prazo, o objectivo do executivo «é alargar progressivamente a experiência da abertura de estágios a pequenas e médias empresas nacionais».
Entre as empresas que já aderiram ao programa estão a HP, Apple, Microsoft, Novabase, Oni Telecom, Sonaecom, Sun Microsystems, Accenture, Brisa, Caixa Mágica, Cisco, Compta, Consiste, Critical Software, CTT, ESRI Portugal, Fujitsu Siemens, IBM, Impresa, InClass, Indra, Intel, Oracle, ParaRede, Portugal Telecom, Reditus, Sociedade Inter-bancária de Serviços, Siemens, Unisys e Ydreams.
Com a assinatura dos protocolos, estas empresas comprometem-se a proporcionar estágios a alunos dos cursos profissionais «Técnico de Desenho Digital 3D, Técnico de Electrónica, Automação e Computadores, Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos, Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, Técnico de Informática de Gestão e Técnico de Multimédia».
Entretanto, em declarações à TSF, a ministra Maria de Lurdes Rodrigues adiantou que estas empresas são «maioritariamente de tecnologias de informação», sublinhando, no entanto, que «necessitam de trabalhadores de outras áreas de formação».