O primeiro-ministro volta a apelar à compreensão dos portugueses, desta vez por causa o aumento das portagens. O Diário de Notícias desta segunda-feira escreve que o aumento no próximo ano deve rondar os três por cento.
Corpo do artigo
José Sócrates diz que ainda não sabe qual será o valor em concreto, mas pede aos portugueses que compreendam a necessidade dos aumentos.
«Espero que os portugueses compreendam que quando há uma evolução dos preços, quando muda o ano, há sempre aumentos e esses aumentos tem a ver com a inflação», disse o primeiro-ministro.
O PSD anunciou esta segunda-feira que ver o Ministro e o secretário de Estado das Obras Públicas no parlamento.
Em causa está a notícia avançada pelo Jornal de Negócios e que dava conta da intenção do secretário de Estado do Tesouro de renegociar os contratos de concessão das SCUT.
Carlos Costa Pina revelava que os encargos com as auto-estradas sem custo para o utilizador vão praticamente triplicar em 2007 e por isso são insustentáveis para o Estado. Costa Pina adiantava que a saída pode estar na renegociação para diluir por mais tempo a factura.
Palavras que o social-democrata Marques Guedes classifica como surpreendentes. O líder parlamentar do PSD lembra que esta tese colide com as promessas que o primeiro-ministro tem feito.