A sonda espacial «2001 Mars Odyssey» realizou com êxito a manobra para entrar na órbita de Marte, após uma viagem de 200 dias em que percorreu 460 milhões de quilómetros. O objectivo da missão é estudar a superfície marciana e descobrir se o planeta tem água.
Corpo do artigo
A sonda espacial norte-americana «2001 Mars Odyssey» entrou, hoje, com êxito, na órbita de Marte, após uma viagem de 200 dias e 460 milhões de quilómetros percorridos, depois de embaraçosos fracassos da agência espacial americana em tentativas anteriores, para avançar na exploração do planeta vermelho.
Os controladores da missão no Laboratório de Propulsão a Jacto (JPL), em Pasadena, na Califórnia, disseram que tudo está a correr conforme as previsões.
A «Odyssey» é a primeira sonda espacial norte-americana a alcançar Marte, desde as frustrantes missões «Mars Climate Orbiter» e «Mars Polar Lander», em 1993 e 1999.
Engenheiros e cientistas do JLP deram vivas e trocaram cumprimentos quando a nave, depois de accionar os seus motores, entrou na órbita de Marte.
Fontes da Administração Nacional norte-americana da Aeronáutica e do Espaço (NASA) afirmaram que, a «Odyssey» entrou na órbita de Marte, na área do pólo norte do planeta vermelho, a uma velocidade de mais de 20 mil quilómetros por hora.
O objectivo da missão é estudar a superfície marciana e descobrir se o planeta tem água.
A sonda está equipada com dois instrumentos, para detectar a distribuição dos minerais, e procurar água na superfície de Marte.