Dennis Tito poderá tornar-se a primeira pessoa a pagar por uma visita ao Espaço para viajar na nave Soyus no final deste mês. Mas o sonho do milionário que já desembolsou 20 milhões de dólares, já esteve mais perto de acontecer.
Corpo do artigo
A visita do turista espacial californiano, Dennis Tito, à Estação Espacial Internacional está ameaçada. Os principais participantes no projecto aderiram à posição dos Estados Unidos que está em desacordo com a viagem prevista para o final deste mês a bordo da nave russa Soyos. Mas ainda não há nenhuma decisão final.
Na próxima sexta-feira os representantes dos países que constroem a Estação Espacial Internacional vão discutir, atarvés de teleconferência, a ida de Dennis Tito ao espaço, segundo as agências espaciais russa e norte-americana. O encontro deveria ter-se realizado terça-feira, mas foi adiado.
Os cientistas que defendem o cancelamento da viagem do milionário californiano, consideram que a ida do ex-engenheiro da NASA deve ser adiada porque a estação ainda está por terminar.
«Como turista, ninguém se hospeda num hotel que ainda esteja a ser construído», disse Ernst Messerschmid, chefe do Centro de Astronautas da Agência Espacial Europeia. Por outro lado, o cientista chamou a atenção para a possibilidade da falta de treino de Tito pôr em risco as tripulações da estação.
Apesar da oposição dos especialistas, a agência espacial russa, que está a braços com problemas financeiros, tem mostrado sinais de interesse na viagem do californiano.