O Sporting de Braga reforçou, esta segunda-feira, a liderança da Liga portuguesa de futebol, ao vencer por 2-0 o Belenenses no jogo de encerramento da nona jornada, capitalizando os deslizes dos principais perseguidores. José Couceiro não teve uma entrada feliz como novo treinador dos «azuis».
Corpo do artigo
O Sp. Braga venceu hoje o Belenenses, por 2-0, no encontro que encerrou a nona jornada da Liga portuguesa de futebol, disputado no Estádio Municipal de Braga.
O Belenenses até iniciou bem o jogo e, aos dois minutos, Fábio Januário entrou na área, rematando para defesa segura de Paulo Santos.
Pouco depois, o Braga assumiu o comando das operações e partiu para meia hora de acentuada pressão sobre os visitantes.
O golo acabaria por surgiu aos 18 minutos, quando, após um livre cobrado na direita por Jaime, a bola sobrevoou toda a defesa «azul» e, ao segundo poste, João Tomás marcou de cabeça.
Este foi o regresso aos golos do ponta-de-lança arsenalista, afastado durantes vários jogos da competição devido a uma lesão.
Sandro Gaúcho fechou a contagem, ao marcar o 2-0 na própria baliza, aos 94, consumando uma estreia infeliz de José Couceiro no comando técnico dos lisboetas.
Com este resultado, os minhotos aumentaram para cinco pontos a vantagem sobre o duo composto por FC Porto e Nacional - os madeirenses, além do Braga, foram os únicos a vencer entre os oito primeiros classificados -, enquanto o campeão Benfica e o Sporting já levam seis e nove pontos de atraso, respectivamente.
No final do jogo, o treinador do Sp. Braga, Jesualdo Ferreira, não obstante o resultado, sublinhou que o Belenenses teve uma «reacção digna» na segunda parte, fazendo os minhotos passar por «momentos delicados».
Por seu lado, José Couceiro reconheceu que a equipa «não está bem psicologicamente, sendo «necessária uma rápida recuperação».
Sob a arbitragem de Nuno Almeida (Algarve), e perante uma assistência de cerca de 12 mil espectadores, as equipas jogaram do seguinte modo:
Sp. Braga
Sp. Braga: Paulo Santos, Abel, Nem, Paulo Jorge, Jorge Luiz, Madrid, Jaime (Castanheira, 65), Vandinho, Davide (Davide, 58), Luís Filipe e João Tomás (Bevacqua, 89).
Suplentes: Eduardo, Cesinha, Castanheira, Sidney, Bevacqua, Paulo Monteiro e Filipe.
Belenenses
Belenenses: Marco Aurélio, Amaral, Vasco Faísca, Gaspar, José Pedro (Romeu, 46), Sandro, Pelé, Fábio Januário (Ruben Amorim 80), Pinheiro, Paulo Sérgio (Ahamada, 72) e Meyong.
Suplentes: Pedro Alves, Rui Ferreira, Ruben Amorim, Ahamada, Romeu, Rolando e Sousa.
Acção disciplinar
Acção disciplinar: cartão amarelo para Paulo Sérgio (20), Jorge Luiz (35), Madrid (67), Vasco Faísca (69), Luís Filipe (78) e Paulo Santos (92).