O robô «Spirit» está revelar sintomas de desgaste após cinco meses de actividade em Marte e poderá ficar paralisado devido a um problema numa das suas seis rodas, disseram hoje fontes da NASA.
Corpo do artigo
Enquanto isso, o outro robô em Marte, o «Opportunity», continua o seu trajecto até ao fundo da cratera «Endurance», onde deverá fazer um estudo geológico que poderá proporcionar novas informações sobre o passado do planeta, segundo informou o Laboratório de Propulsão por Jacto (JPL) da NASA em Pasadena.
Mark Adler, director da missão, disse que o «Spirit» poderá perder uma das suas rodas da frente devido a uma descarga eléctrica excessiva que o seu motor está a receber e que não foi ainda possível controlar.
«O Spirit começou a mostrar sintomas da idade. É possível que as outras cinco rodas sofram o mesmo destino», acrescentou.
O «Spirit» desceu na superfície marciana em Janeiro e desde então tem estado sempre operacional, tendo já ultrapassado os três meses de funcionamento previstos pela agência espacial.
O robô sofreu na semana passada um problema de ligação com o controlo da missão na Terra, devido às frias temperaturas marcianas, que lhe fez perder mais de um dia de trabalho.
«Estamos a ver que começou a perder o sentido da audição devido às temperaturas e sofre um pouco de artrite numa das suas articulações por causa da idade e de uma degradação», acrescentou Adler.
O problema surgiu quando o «Spirit» se movia na cratera Gusev, onde pousou a 3 de Janeiro deste ano.
Entretanto, o «Opportunity», que desceu no extremo oposto do planeta, continuou hoje a percorrer a cratera Endurance, embora com deficiências nas comunicações devido à inclinação da zona onde se encontra.
A NASA decidiu enviar este robô para a Endurance, apesar do risco de não poder vencer a força de gravidade marciana quando tentar regressar subindo novamente a encosta da cratera.