O Sporting ascendeu ao terceiro lugar da Liga após um triunfo caseiro sobre o Leixões por 2-0, ultrapassando desta forma o Benfica. Os golos leoninos surgiram apenas na segunda metade, ambos na sequência de cantos.
Corpo do artigo
O Sporting alcançou, este domingo, o terceiro lugar da Liga mercê de uma vitória por 2-0 sobre o Leixões, ultrapassando na classificação o Benfica, que perdeu diante da Académica na sexta-feira.
Três dias após a eliminação na Taça UEFA frente ao Glasgow Rangers, os leões precisaram de 38 minutos para criar a primeira oportunidade de golo, quando Liedson colocou a bola na baliza, após cruzamento de Abel, lance que foi anulado por fora-de-jogo.
Pouco depois foi a vez de Miguel Veloso brilhar, primeiro com uma assistência para Yannick e depois com um remate que falhou por pouco a baliza à guarda de Jorge Baptista.
No segundo tempo, surgiram os golos do Sporting, primeiro por Tonel, aos 51 minutos, após um canto da direita de Ronny, que seria o prenúncio do que viria a acontecer oito minutos depois.
Aos 58 minutos, novo canto da direita, novamente movimentado por Ronny, mas agora para o segundo poste, acabou por dar no segundo tento leonino, concretizado por Liedson, que assim marcou o seu 10º golo no campeonato.
O Sporting sofreia pouco tempo um contratempo ao ver Ronny, com dois cartões amarelos no espaço de 12 minutos, a ser expulso da partida, situação que naturalmente permitiu ao Leixões acercar-se mais vezes da baliza de Rui Patrício.
O Leixões esteve mesmo à beira de reduzir, pelos 70 minutos, quando Roberto falhou de forma incrível o 2-1, após uma excelente solicitação de Diogo Valente.
Cinco minutos depois, o extremo emprestado pelo FC Porto esteve novamente em evidência ao servir João Moreira, que cabeceou muito ao lado, falhando assim nova hipótese para o Leixões reduzir.
A 12 minutos do final, o Sporting esteve perto do 3-0, num contra-ataque conduzido por Liedson, que o jovem Adrien, entrado minutos antes para o lugar de Pereirinha, não conseguiu concretizar.
Sob a arbitragem de Duarte Gomes, de Lisboa, no Estádio José Alvalade, com a assistência de 29352 espectadores, as equipas alinharam desta forma:
Sporting:
Sporting: Rui Patrício, Abel, Tonel, Gladstone, Ronny, Miguel Veloso, Farnerud (Pereirinha, 46, Adrien, 71), Izmailov (Pedro Silva, 85), João Moutinho, Yannick e Liedson.
Suplentes: Tiago, Pedro Silva, Adrien, Pereirinha, Romagnoli, Celsinho e Rodrigo Tiuí.
Leixões:
Leixões: Jorge Baptista, Filipe Oliveira, Nuno Silva, Nuno Diogo, Joel (João Moreira, 74), Ezequias (Diogo Valente, 61), Bruno China, Hugo Morais, Paulo Machado, Jorge Gonçalves (Nwoko, 81) e Roberto.
Suplentes: Beto, Elvis, Nuno Amaro, Pedro Cervantes, Diogo Valente, João Moreira e Nwoko.
Acção disciplinar: Cartão amarelo
Cartão vermelho
Acção disciplinar: Cartão amarelo para Nuno Silva (20), Ezequias (26), Bruno China (42), Joel (50), Ronny (57 e 69). Cartão vermelho por acumulação para Ronny (69).