Corpo do artigo
O encontro foi decidido na segunda parte do prolongamento com dois golos do avançado brasileiro Rodrigo Tiuí, aos 110 e 117 minutos, numa altura em que o FC Porto jogava em inferioridade numérica, após expulsão de João Paulo (71).
Deste modo, os "leões" garantiram o segundo troféu da época, depois de terem conquistado a Supertaça Cândido de Oliveira, também frente ao FC Porto, e perdido a Taça da Liga, para o Vitória do Setúbal.
Depois de no ano passado ter derrotado na final do Jamor o Belenenses, por 1-0, o Sporting garantiu hoje a 15ª Taça de Portugal do seu historial, a segunda conquistada sob o comando técnico de Paulo Bento.
Por seu lado, o FC Porto, tricampeão nacional, falhou a conquista da sexta "dobradinha" do seu historial, feito que conseguiu pela última vez em 2005/2006 sob o comando técnico do holandês Co Adriaanse.
No final do jogo, Paulo Bento elogiou o equilíbrio da equipa do Sporting, culminado um «trajecto extraordinário» na competição.
«A partir do golo, penso que a equipa se tranquilizou e soube gerir o resultado, mas com o segundo golo acabou o jogo e pôs justiça no vencedor do jogo, e da competição, com um trajecto extraordinário ao longo de três anos em competições a eliminar», afirmou o treinador do Sporting.
Em sentido contrário, o treinador do FC Porto afirmou que o clube «foi claramente prejudicado» pelo árbitro Olegário Benquerença.
«O FC Porto perdeu o jogo na segunda parte do prolongamento, com 10 jogadores, e numa final em que era importante para nós que a equipa entrasse segura, fosse rigorosa e soubesse preparar o resto do jogo», explicou Jesualdo Ferreira.
Perante uma assistência de 37600 espectadores, e sob a arbitragem de Olegário Benquerença, as equipas apresentaram-se do seguinte modo no estádio Nacional, no Jamor:
Sporting
Sporting: Rui Patrício, Abel (Tiuí, 91) Tonel, Polga, Grimi, Miguel Veloso, João Moutinho, Izmailov (Pereirinha, 76), Romagnoli, Derlei (Gladstone, 116) e Yannick Djaló.
Suplentes: Tiago, Ronny, Gladstone, Farnerud, Pereirinha, Vukcevic e Tiuí.
FC Porto
FC Porto: Nuno, Fucile, Pedro Emanuel, Bruno Alves, João Paulo, Paulo Assunção (Tarik Sekitoui, 112), Raul Meireles (Kazmierczak, 104), Lucho Gonzalez, Mariano (Lino, 79), Ricardo Quaresma e Lisandro Lopez.
Suplentes: Ventura, Lino, Stepanov, Bolatti, Kazmierczak, Tarik Sekitoui e Farias.
Acção disciplinar
Acção disciplinar: Cartão amarelo para Paulo Assunção (36), Abel (54), Raul Meireles (96), Derlei (101), Lucho Gonzalez (112). Vermelho directo para João Paulo (71).