O Sporting de Braga assumiu, na sexta-feira, provisoriamente a liderança da Liga de futebol, ao vencer o Beira Mar por 3-0, no encontro que inaugurou a sexta jornada da prova, disputado no Estádio Municipal de Aveiro.
Corpo do artigo
Com apenas dois minutos de jogo, os "arsenalistas" colocaram-se em vantagem, com um golo que nasceu na marcação de um livre cobrado sobre o lado esquerdo por Hugo Leal.
O "capitão" Paulo Jorge aproveitou bem o desvio e enganou a defesa da casa e o guardião Danrlei.
Com uma defesa de três centrais e um meio-campo muito povoado o Beira Mar pareceu não agradar ao técnico Augusto Inácio, que alterou a táctica fazendo sair Ribeiro, para a entrada do extremo Vasco Matos.
O Beira Mar só melhorou no aspecto ofensivo a meio da primeira parte, conseguindo então remates por intermédio de Marco e de Emerson, mas sem nunca obrigar o guarda-redes Paulo Santos a defesas apertadas.
Aos 40 minutos, Vasco Matos efectuou um cruzamento da direita servindo Mário Jardel na perfeição, mas o braseileiro atirou às malhas laterais.
No início do segundo tempo, Mário Jardel teve outra oportunidade e de novo falhou. Num cruzamento da esquerda, recebeu a bola no peito, baixando-a para o pé direito, mas voltou a rematar às malhas laterais.
O Sporting de Braga ampliou a vantagem aos 57 minutos num lance simples: Carlos Fernandes centrou na esquerda, surgindo o brasileiro Wender a desviar de cabeça para a baliza do Beira-Mar.
O segundo golo dos bracarenses chegou, contudo, no melhor momento do Beira-Mar, que tentava chegar à área contrária com futebol mais apoiado.
Depois do segundo tento do Braga, a formação de Aveiro apenas rematou mais uma vez à baliza, com Vasco Matos (65) a atirar por cima da baliza.
Jogo no Estádio Municipal de Aveiro
Beira Mar - Sporting Braga, 0-3.
Ao intervalo: 0-1
Marcadores:
0-1, Paulo Jorge, 02 minutos
0-2, Wender, 57
0-3, Ricardo Chaves, 71
Equipas:
- Beira Mar: Danrlei, Ribeiro (Vasco Matos, 18), Antolín Alcaráz, Jorge
Silva, Marco, Tininho, Diakité, Emerson (Wegno, 60), Luciano Ratinho (André Leão, 76), Rui Lima e Mário Jardel.
(Suplentes: Alê, Buba, Vasco Matos, André Leão, Jorge Leitão, Wegno e Jorge Vidigal)
- Sporting de Braga: Paulo Santos, Luís Filipe, Paulo Jorge, Nem, Carlos Fernandes, João Pinto (Ricardo Chaves, 53), Andrés Madrid, Hugo Leal (Frechaut, 61), Maciel (Zé Carlos, 72), Marcel e Wender.
(Suplentes: Dani, Maurício, Cesinha, Frechaut, Ricardo Chaves, Zé Carlos e Matheus.)
Árbitro: Duarte Gomes (Lisboa).
Acção disciplinar: cartão amarelo para Marcel (38) e Marco (63).
Assistência: 3673 espectadores.