O Sporting, já com lugar garantido na Taça UEFA, despediu-se esta quarta-feira da Liga dos Campeões com uma vitória caseira, por 3-0, sobre os ucranianos do Dínamo de Kiev, em jogo da sexta e última jornada do Grupo F. Os golos foram apontados por Polga, Moutinho e Liedson, com este último a sair lesionado.
Corpo do artigo
O Sporting despediu-se hoje da Liga dos Campeões de futebol com mais 600 mil euros nos cofres, depois de vencer o Dínamo de Kiev, por 3-0, igualando, com sete pontos, o seu melhor registo na prova.
Com pouca vontade de se tornar na sétima equipa a acabar a fase de grupos da "Champions", o Dínamo de Kiev entrou bem no encontro e, logo no segundo minuto, criou perigo, com Gusev a fugir a Ronny e a rematar para defesa apertada de Rui Patrício.
Os «leões» apenas conseguiram criar um lance de perigo à passagem do décimo minuto, com Purovic a rematar incrivelmente ao lado, quando estava solto no centro da área.
Só Abel, que já tinha marcado na derrota no terreno do Manchester United (2-1), voltou a despertar o Estádio José Alvalade, com um remate de muito longe, que fez a bola raspar na barra da baliza ucraniana.
Aos 35 minutos, o Sporting colocou-se em vantagem, na marcação de uma grande penalidade, a punir uma alegada falta de Nesmachniy sobre Liedson.
Até ao final da primeira parte, o russo Izmailov teve duas boas ocasiões para aumentar a vantagem, mas, aos 40 minutos, com pouco ângulo rematou contra o guarda-redes, e, aos 44, viu Lutsenko desviar para canto um remate em arco.
Em desvantagem no marcador, o conjunto ucraniano entrou com outra atitude para a segunda parte e voltou a pertencer-lhe o primeiro lance de perigo, aos 51 minutos, com Gusev, em zona forntal, a rematar muito ao lado, depois de um erro defensivo dos «leões».
O extremo direito ucraniano voltou a estar em destaque 12 minutos depois, quando viu um seu cruzamento ser desviado por um defesa leonino e embater no poste da baliza de Rui Patrício.
Contra a corrente do jogo, o Sporting acabou por matar o jogo, aos 67 minutos. De primeira, Adrien Silva isola na esquerda Izmailov, que passa por um adversário e coloca a bola à entrada da área, onde surge João Moutinho a rematar cruzado para o fundo da baliza.
Já com o júnior paraguaio Luís Paez em campo, o Sporting voltou a marcar, aos 89 minutos, pelo inevitável Liedson, que, contudo, acabou por sair de maca lesionado, depois de chocar com Lutsenko.
Entretanto, o médico do Sporting, Gomes Pereira, adiantou que Liedson sofreu um traumatismo no joelho esquerdo, acrescentando que a lesão do jogador «não deverá ser grave».
Perante uma assistência de 19400 espectadores, e sobre a arbitragem do escocês Stuart Dougal, as equipas alinharam do seguinte modo no Estádio de Alvalade:
Sporting
Sporting: Rui Patrício, Abel, Tonel, Polga, Ronny (Miguel Veloso, 61), Adrien Silva, Farnerud (Vukcevic, 68), Izmailov, João Moutinho, Liedson e Purovic (Luís Paez, 86).
Suplentes: Stojkovic, Gladstone, Miguel Veloso, Pereirinha, Romagnoli, Vukcevic e Luís Paez.
Dínamo Kiev
Dínamo Kiev: Lutsenko, Markovic, Dopilka, Gavrancic, Nesmachniy, Ghioane, Gusev, Ninkovic, Rebrov (Belkevich, 81), Bangoura (Artem, 56) e Shatskikh.
Suplentes: Ribka, Vaschuk, Fedorov, Belkevich, Artem, Rotan e Milevskiy.
Acção disciplinar
Acção disciplinar: nada a assinalar.