O Sporting venceu esta sexta-feira a União de Leiria, por 2-1, no encontro inaugural da 10ª jornada da Liga de futebol. É a primeira vitória dos "leões" para a Liga na era-Paulo Bento, após um ciclo de quatro jogos sem ganhar, dois dos quais ainda sob o comando de José Peseiro.
Corpo do artigo
O Sporting voltou a ganhar para a Liga, um mês e 10 dias depois do triunfo sobre o Vitória de Setúbal (1-0), ao derrotar hoje a União de Leiria, por 2-1, com golos dos defesas Beto e Rogério.
À terceira, para a Liga, foi de vez e o Sporting finalmente ganhou sob o comando de Paulo Bento um jogo da Liga, na 10ª jornada (empates, 2-2, com Gil Vicente e Boavista), depois do triunfo sobre o Varzim, 2-0, para a Taça de Portugal.
Ao invés, a União de Leiria, que nunca ganhou em Alvalade, perdeu pela primeira vez para o campeonato (vitórias frente ao Paços de Ferreira, 3-0, Académica, 3-1, e Gil Vicente, 3-0) desde que Jorge Jesus rendeu José Gomes.
Os "leões" marcaram muito cedo, logo aos oito minutos, num livre cobrado irrepreensivelmente pelo central Beto, ligeiramente descaído sobre o lado esquerdo do ataque, com um remate colocado ao poste direito da baliza de Fernando.
Nani, a nova "coqueluche" do Sporting, teve nos pés a hipótese de elevar o marcador, aos 28 minutos, atirando ao lado depois de ganhar um ressalto feliz, à entrada da área.
Dois minutos depois, o árbitro Augusto Duarte não viu uma bola tirada de dentro da baliza do Sporting por Ricardo, numa recarga de Renato, após Ferreira ter atirado de cabeça à trave, no seguimento de um cruzamento de Maciel.
O lance expressou bem as dificuldades do meio-campo leonino para controlar o ataque leiriense, que tinha na rapidez de Maciel o seu ponto mais forte.
Sem nada fazer para o justificar, o Sporting chegou ao 2-0, com um "golão" de Rogério, no primeiro minuto de compensação. João Moutinho procurou encontrar espaço para remate à entrada da área, acabando por deixar para o brasileiro, que desferiu uma "bomba" que Fernando não conseguiu travar.
Tal como havia acontecido no Bessa, o Sporting ganhava 2-0 ao intervalo, mas sofreu um golo, no reatamento, aos 54 minutos, quando João Paulo aproveitou um mau alívio da defesa da casa para atirar de ressaca para o fundo das redes.
Sob a arbitragem de Augusto Duarte, de Braga, no Estádio do Sporting, as equipas alinharam da seguinte forma:
Sporting:
Sporting: Ricardo, Rogério, Beto, Polga, Tello, Custódio, João Moutinho, Nani (Carlos Martins, 64), Douala (Miguel Garcia, 88), Sá Pinto (João Alves, 72) e Liedson.
Suplentes: Tiago, Carlos Martins, Miguel Garcia, João Alves, Wender, André Marques e Pinilla.
U Leiria:
U Leiria: Fernando, Éder, Renato (Alhandra, 78), Gabriel, João Paulo, Paulo Gomes, Harison, Maciel, Lourenço (Miramontes, 69), Fábio Felício (Paulo César, 80) e Ferreira.
Suplentes: Quievreux, Paulo César, Alhandra, Kata, Cadu, Laranjeiro e Miramontes.
Acção disciplinar:
Acção disciplinar: cartão amarelo para Sá Pinto (24) e Harison (65).