Durante quase 30 anos a defender que nada podia escapar a um buraco negro, o físico britânico Stephen Hawking anunciou que a sua teoria está errada.
Corpo do artigo
A teoria estabelecida por Stephen Hawking em 1975 está errada. Durante quase 30 anos o físico defendeu que nada podia escapar à força da gravidade nos buracos negros, mas agora veio negar essa afirmação.
Um buraco negro forma-se quando as estrelas queimam toda a energia que carregam e acabam por morrer. Nesse processo cria-se uma enorme força gravitacional que faz com que tudo o que entre no buraco negro se perca para sempre.
Agora Stephen Hawking reformulou as confissões, concluindo que pequenas irregularidades na superfície dos buracos negros permitem a passagem de alguma matéria para o exterior, informação que os cientistas podem utilizar para formar certezas sobre o passado e prever o futuro.
Ao longo de três décadas a teoria de Hawking de que toda a informação que entrasse num buraco negro estava condenada a desaparecer com ele desafiou todas as leis da física quântica, a ciência que estuda o comportamento do Universo nas mais pequenas escalas, e valeu ao cientista uma das mais famosas apostas da história científica.