Hristo Stoichkov anunciou, esta segunda-feira, de forma oficial, a decisão de dar por encerrada a sua carreira de futebolista. O ex-internacional pela selecção da Bulgária deve vir a fazer da equipa técnica do Barcelona.
Corpo do artigo
Stoichkov (na foto), que se notabilizou durante muitos anos ao serviço do Barcelona, deverá, em breve, integrar a equipa técnica do conjunto catalão, uma decisão que poderá ter estado na origem do anúncio da sua retirada.
Depois de ter deixado o futebol de alta competição, o extremo-esquerdo búlgaro actuou na Liga Norte-americana de futebol, onde representou duas equipas, o Chicago Fire e o DC United.
O alegado interesse de Stoichkov em vir a fazer parte da equipa técnica do Barcelona foi noticiado há já algumas semanas pela imprensa espanhola, devendo o mesmo concretizar-se nos próximos dias, isto apesar de o búlgaro ainda não ter dado este facto como algo de adquirido.
«Decidi pendurar as chuteiras. Não voltarei a jogar futebol a nível profissional», anunciou Stoichkov, esta segunda-feira, tendo-se limitado a confirmar a existência de negociações com os responsáveis do «Barça» com vista ao seu possível ingresso na equipa técnica «blaugrana».
Stoichkov foi internacional pela selecção da Bulgária em 83 ocasiões, tendo apontado um total de 35 golos com a camisola do seu país.
Além do Barcelona e dos dois clubes norte-americanos já referidos, Hristo Stoichkov representou, igualmente, o AC Parma, de Itália, e o Maritza Plovdiv e o CSKA de Sofia, ambos da Bulgária.
Enquanto profissional, sagrou-se tri-campeão espanhol pelo Barcelona, (1991/92 a 1993/94), tendo também conquistado, ao serviço do «Barça», a Liga dos Campeões, em 1992, e a Taça das Taças, em 1997.
Individualmente, foi distinguido, em 1994, com a «Bola de Ouro», prémio atribuído pela revista francesa «France Football», tendo ainda ganho, em 1990, a «Bota de Ouro», prémio correspondente ao melhor marcador de todos os campeonatos europeus nesse mesmo ano.