O MusicNet e o Duet são os dois novos serviços musicais on-line a lançar no início do segundo semestre, nos Estados Unidos. Há algumas restrições, mas para já, o objectivo é conquistar o coração e o ouvido dos internautas.
Corpo do artigo
«Fazer muito barulho no mercado» é uma das promessas dos dois novos serviços de assinatura para música on-line, o MusicNet e o Duet, prestes a serem lançados nos Estados Unidos.
No entanto, algumas das características destes dois novos serviços podem não agradar aos habituais utilizadores do Napster.
O sistema de compartilhamento de arquivos de MP3 pela Web, nunca impôs restrições à retenção das músicas, mas os novos «jukeboxes» digitais não querem entrar no esquema de libertar o direito dos usuários em manter música baixa da internet nos seus discos rígidos permanentemente.
Os executivos que lideram os projectos dizem que esta situação pode mudar, dependendo da reacção das pessoas. «O mercado é que vai dizer o que os clientes querem», afirmou Edgar Bronfman Jr., da Vivendi Universal, um dos parceiros do Duet.
O Duet conta com a participação do Yahoo e da Sony Music Enterteinement. O MusicNet pertence às gigantescas Bertelsmen AG, EMI Group, AOL Time Warner e tem aparticipação da RealNetworks.
Ambos os projectos vão ser encabeçados por grandes empresas de tecnologia, nomeadamente a Vivendi Universal.
Na última quinta-feira, Rob Glaser, da RealNetworks, referiu que uma das vantagens do MusicNet é a possibilidade de pesquisar músicas por palavaras-chave, bem como, o nome do artista ou da canção.