O ministro das Finanças mostrou-se, esta quarta-feira, satisfeito com o reconhecimento que a Comissão Europeia faz do esforço de melhoria das contas públicas levado a cabo pelo Governo português.
Corpo do artigo
À saída da comissão parlamentar de Orçamento e Finanças, Fernando Teixeira dos Santos disse: «É com satisfação que vemos reconhecido o esforço da situação orçamental».
Esta afirmação do ministro surge depois da Comissão Europeia ter dito que irá propor, em Maio, a saída de Portugal da lista de países com «défice excessivo», um ano antes do que estava previsto.
Bruxelas fez uma avaliação «positiva» do Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) português actualizado (2006-2011), mas alertou para possam vir a ser medidas «suplementares» para o governo conseguir cumprir o equilíbrio das contas públicas até 2010.
Confrontado com esta recomendação, Teixeira dos Santos disse desconhecer uma recomendação nesse sentido por parte da Comissão.
«Não sei se são necessários esforços adicionais», acrescentou, lembrando que o governo tem mostrado «empenhamento e capacidade de atingir as suas
metas».