Os homens encaram os telemóveis como um instrumento de sedução, pelo que utilizam este objecto para se exibir e chamar a atenção do sexo oposto, apurou uma pesquisa da Universidade de Liverpool.
Corpo do artigo
Segundo uma investigação da Universidade de Liverpool, os homens encaram os telemóveis de forma diferente das mulheres. Para o sexo masculino o objecto é encarado como instrumento de sedução.
O estudo foi feito num bar de Liverpool, durante quatro meses, com o objectivo de saber quem utilizava o aparelho e quem apenas o procurava exibir.
Ao chegarem ao estabelecimento, os homens tiram o telemóvel do bolso ou da pasta e colocam-no em cima da mesa. Ao longo da noite, fazem questão de manipular o aparelho várias vezes, mesmo que ninguém telefone.
Depois de analisados os resultados, os investigadores chegaram à conclusão que os homens usam do telemóvel da mesma forma que os sapos coxoam para mostrar que têm valor e são desejáveis.
Segundo os autores do estudo, estes objectos vêm sendo utilizados não apenas pela produtividade mas também como símbolo de status.
John Lycett, do Centro de Aprendizagem Económica e Evolução Social da Universidade de Liverpool, diz que o estudo surgiu depois de se observar que a venda de telemóveis falsos estava a crescer.
«Porque é que alguém queria comprar um telemóvel falso? Achámos isso estranho e fomos investigar as causas», explicou.
Afinal, não são só os homens
Para a sexóloga brasileira Sandra Batista, o uso do telemóvel como objecto de sedução é mais visível em homens que têm pouco para oferecer, sendo a ostentação de bens de valor uma forma que encontram para conquistar.
«Eu nem sequer chamaria a essa pessoas de inseguras porque os inseguros têm algo a transmitir. No caso destes homens é diferente. Eles sabem que a única forma de seduzir é usar algo de material, externo», explica a sexóloga.
Mas Sandra Baptista adverte que este fenómeno não é exclusivo dos homens. As mulheres também podem ter o mesmo comportamento mas, neste caso, não depende do género, mas sim dos valores.
«Mulheres que se sentem vazias também podem passar esta imagem para seduzir o outro. Os telemóveis funcionam como uma espécie de compensação pela falta de conteúdo da pessoa», considerou a especialista.