O maior operador israelita de telemóveis, a Cellcom, juntou-se com outra empresa israelita, SpeechView, para lançar esta semana um programa informático que permite aos surdos comunicar através de telemóvel.
Corpo do artigo
Este programa, designado LipCcell, é instalado no computador do utilizador que se liga por cabo a um telemóvel. Quando o utilizador surdo recebe uma chamada, o programa traduz a voz do outro lado através de uma cara animada a três dimensões que aparece no écran do computador. Como os lábios desta cara se movem em tempo real sincronizados com a voz, o receptor pode ler neles o que lhe é dito.
Em princípio, o programa só se pode utilizar com um computador portátil, mas responsáveis da SpeechView acreditam que no futuro o programa possa vir a ser instalado em outros aparelhos digitais.
A Cellcom vai distribuir este equipamento em Israel. O preço será de 125 euros. Não se conhece nenhuma tecnologia semelhante em todo o mundo, mas há já contactos com operadoras de telemóvel do Reino Unido, Bélgica e Holanda interessadas. É que para este revolucionário processo que permite a surdos interpretar as vozes de quem lhes liga, não há limitações de idioma. Todas as línguas podem ser traduzidas pelo programa.
Esta invenção desenvolvida por um especialista em sistemas informáticos, Nachshon Margaliot, surgiu de uma simples necessidade. O informático trabalhava com um companheiro que era duro de ouvido.
Século XXI
Dias úteis, 12h50m