A polícia federal alemã anunciou a criação do primeiro serviço de mensagens de texto (SMS), dedicado à localização e prisão dos mais procurados criminosos do país.
Corpo do artigo
O sistema, que é automático, está ligado à central de registo de ocorrências das esquadras de polícia alemãs. Espera-se assim permitir que descrições e informações sobre criminosos procurados, sejam enviadas para telemóveis via SMS.
A ideia é pôr trabalhadores dos transportes públicos, funcionários de lojas, empregados de cafés e restaurantes e os taxistas, com acesso, em tempo real, a informações sobre suspeitos procurados pela polícia numa determinada área geográfica. Como refere o site Silicon.com, é uma espécie de rede de cooperação na captura de criminosos.
O sistema vai também ser usado para distribuir, com mais facilidade, pormenores sobre carros roubados e descrições de pessoas desaparecidas.
Esta tecnologia, que envolve as redes de telemóveis, será testada em dez cidades alemãs nos próximos cinco meses. Os resultados deste período de testes serão analisados por outras polícias europeias. Se o sistema funcionar, começará a ser instalado em toda a Alemanha no segundo semestre de 2003.
Resumindo. Trata-se de usar o telemóvel como nova arma de combate ao crime.
Século XXI
Dias úteis, 12h50m