O mau tempo já fez seis mortos e diversos feridos em Espanha. Milhares de suecos estão sem electricidade e as tempestades, neve e frio vão marcar as festas em muitos países da Europa.
Corpo do artigo
As tempestades no Atlântico estão a dirigir-se a Ocidente, com neve e inundações. Na véspera do Ano Novo, o mau tempo já fez seis mortos e diversos feridos em Espanha. Milhares de suecos sem electricidade e tempestades, neve e frio estão a marcar as festas em muitos países da Europa.
Depois de terem sido dados como desaparecidos no sábado, as autoridades espanholas descobriram hoje os corpos de quatro pessoas, dois caminhantes na zona de Coma d´Orri (Gerona), um caminhante, de 25 anos em Aragão e um monitor de ski de origem chilena na estação de Port Ainé nos Pirinéus.
No sábado, os ventos fortes já tinham sido a causa da morte de uma idosa de 79 anos em Madrid, que foi atingida por uma pedra, e de páraquedista amador inglês na Catalunha.
Em Valença, a queda de uma fachada de um edifício em obras
provocou ferimentos a oito pessoas e em Alicante a queda de um painel publicitário atingiu duas pessoas.
A Protecção Civil espanhola levantou a maioria dos alertas,
estimando que a situação meteorológica deverá melhorar em todo o território, excepto na Galiza.
Na Suécia, cerca de 40 mil pessoas estão ameaçadas de passar o milénio sem electricidade devido às chuvas e nevões torrenciais que estão a assolar o país.
No Reino Unido, estão previstas para o final do dia fortes nevões no norte de Inglaterra, no País de Gales e na Escócia.