No norte da Cisjordânia, ao contrário do que esperavam as autoridades israelitas, a retirada dos colonatos judeus Homesh e Sanur está a ser pacífica. Os cerca de 2000 judeus que viviam na zona estão a abandonar as casas voluntariamente.
Corpo do artigo
A evacuação dos 21 colonatos da Faixa de Gaza e a evacuação de quatro colonatos da Cisjordânia chegou hoje ao fim, anunciou um responsável da polícia. Ao todo há 120 colonatos na Cisjordânia mas nesta região o plano de retirada do governo israelita apenas prevê a evacuação de quatro colonatos.
Os colonatos de «Homesh e Sanur foram evacuados», declarou Ben Yishai, chefe-adjunto das forças de polícia para a retirada. Os judeus dos outros dois colonatos judeus da Cisjordânia que deviam ser evacuados - Ganim e Kadim - já tinham abandonado as suas casas voluntariamente.
A evacuação dos colonatos judeus em território palestino durou apenas uma semana, quando se previa que durasse quatro semanas, e desenrolou-se sem incidentes graves.
Ontem, segunda-feira, Israel tinha posto um ponto final à colonização da Faixa de Gaza com a evacuação de Netzarim, o último dos 21 colonatos implantados naquele território palestino há 38 anos.
Na Cisjordânia, o plano prevê apenas o desmantelamento de quatro dos 120 colonatos, Sanur, Homesh, Ganim e Kadim, localizados no norte, precisamente os mais isolados e mais difíceis de defender para as forças israelitas.