A edição de Junho da revista científica HNO revela que cientistas alemães desenvolveram um método para detectar com alguma antecedência, tumores na cabeça e garganta, através de um teste à saliva.
Corpo do artigo
Uma equipa de cientistas alemães desenvolveu um método para a detecção precoce de tumores na cabeça e garganta através de um teste à saliva, segundo anuncia a edição de Junho da revista científica HNO.
O teste baseia-se na ideia de que se podem descobrir modificações genéticas malignas, através da saliva com a ajuda do chamado teste de Ames, um método desenvolvido nos anos 70 para a detecção de genes alterados.
Marc Bloching, médico da Universidade alemã de Halle, em conjunto com a sua equipa, desenvolveu este novo teste à saliva que poderá ajudar a diagnosticar com maior rapidez a existência de cancros na garganta e na cabeça.
A necessidade veio em consequência do facto destes tumores serem muito difíceis de diagnosticar, quando se encontram no primeiro estádio de formação, altura em que as possibilidades de cura são maiores.
A revista assegura que este teste pode tornar-se num novo método de diagnóstico, mas os resultados das investigações não estão ainda comprovados a cem por cento.