O piloto português Tiago Monteiro foi eleito melhor "rookie" do ano (piloto estreante) de 2005 pela revista Autosport britânica. Ouvido pela TSF, Tiago Monteiro agradeceu emocionado, a todos que o apoiaram.
Corpo do artigo
O português Tiago Monteiro foi, este domingo, eleito o melhor piloto estreante ("rookie") do ano de 2005 no desporto automóvel, pela revista Autosport britânica.
Monteiro, que entrou em 2005 para a história da Fórmula 1 ao bater o recorde de número de provas concluídas no ano de estreia (18 em 19), vê assim premiada a sua primeira temporada na Fórmula 1, na qual representou a Jordan-Toyota, equipa que em 2006 vai passar a designar-se Midland F1.
«Chegar ao fim do ano com estes recordes todos, com outros prémios importantes, claro que é inesperado, é um sonho! Mas este prémio, mais do que os outros todos, é incrível porque são os rookies mundiais todos de todas as categorias mundiais», avançou o piloto à TSF.
«Quando eu ainda nem era piloto via os prémios na televisão e imaginava como seria estar aqui e hoje à noite (domingo) tive a honra de poder estar perante tanta gente importante», explicou Tiago Monteiro, emocionado.
Para o piloto português o seu nome e o de Portugal estão bem representados, com a atribuição deste prémio.
Tiago Monteiro agradeceu ainda à equipa que o acompanha, «pelo trabalho que fizeram e à fidelidade que me deram». «Aos meus fãs e às pessoas que votaram, em mim, este prémio é dedicado a eles todos», disse.
Na cerimónia deste domingo, a revista Autosport atribuiu ainda o prémio de piloto do ano ao finlandês Kimi Raikkonen, da McLaren-Mercedes, que concluiu a temporada no segundo posto, atrás do espanhol Fernando Alonso, da Renault, que se sagrou o mais novo campeão do Mundo de sempre da história da Fórmula 1.
Nos ralis, o prémio foi para o campeão do Mundo, o francês Sébastien Loeb, da Citroen, que venceu 10 das 16 provas da temporada.