O turista espacial Tito vai mesmo para o «espaço». Em conjunto com dois cosmonautas russos, Dennis Tito parte para a Estação Espacial Internacional a 28 de Abril.
Corpo do artigo
O «turista espacial» Dennis Tito e dois cosmonautas russos partem para a Estação Espacial Internacional (EEI) a 28 de Abril, de Baikonur (Cazaquistão), segundo anunciou o centro de controlo russo dos voos espaciais (TSOUP).
O lançamento da nave russa Soyuz TM-32 está agendado para as 7:37 locais (8:37 em Lisboa), devendo acoplar à EEI dois dias mais tarde pelas 9:10 (10:10 em Lisboa).
Os cosmonautas russos Talgat Mussabaiev e Iuri Baturine, e o empresário norte-americano Dennis Tito deverão regressar à Terra a 5 de Maio, a bordo de um Soyuz TM-31, precisou a mesma fonte.
O Soyuz TM-32 vai servir como nova nave de emergência para as equipas a bordo da estação. Existe um Soyuz acoplado em permanência à EEI, que tem de ser substituído a cada seis meses.
Dennis Tito, 60 anos, pagou cerca de 20 milhões de dólares (4,5 milhões de contos) à Agência espacial russa para viajar para o espaço. A NASA opôs-se a esta viagem por razões de segurança.
Durante o voo com destino à EEI, Tito estará encarregado do sistema de comunicação e de navegação a bordo do Soyuz.
Já a bordo da estação, vai contar a sua experiência de vida em situação de imponderabilidade (ausência de peso) via Internet ou em de conversas telefónicas com escolas.