É um verme. Chama-se «Code Red» («Código Vermelho») e é, segundo a Casa Branca, a Microsoft e o FBI, um dos maiores perigos que já ameaçou a internet. Os três «gigantes» juntam-se agora para o eliminar.
Corpo do artigo
Responsáveis governamentais e privados norte-americanos vão implorar hoje às organizações a nível mundial que se protejam do «verme» «Code Red» («Código Vermelho»). Casa Branca, Microsoft e FBI dão as mãos para combater um dos maiores perigos que alguma vez ameaçou a grande rede mundial.
«A Internet tornou-se indispensável para a segurança nacional e o bem-estar económico», afirmou Ron Dick, responsável do Centro Nacional de Protecção de Infraestruturas do FBI. «Vermes como o Code Red são uma enorme ameaça para a Internet», sublinhou.
Para além de colocarem vários avisos nos seus endereços da rede, funcionários governamentais e representantes da «Microsoft» realizam hoje uma conferência de imprensa para publicitar os seus esforços.
250 mil sistemas infectados
Apesar de o índice de penetração real da infecção ser desconhecido, pensa-se que estará instalada em centenas de milhares de computadores ligados à Internet. Só nas primeiras nove horas após o seu lançamento na rede, em 19 de Julho, infectou mais de 250 mil sistemas.
Os responsáveis sentem-se frustrados por, apesar de ter sido disponibilizado mais de um mês antes do primeiro ataque do verme um software de inoculação, muitos computadores continuam indefesos.
A «vacina» contra o «Code Red» está disponível no endereço da «Microsoft» na rede.
O verme desfigura endereços da Internet com as palavras «Hacked by Chinese» («Pirateado por chineses»). Apesar de não destruir dados, pode ser modificado para o vir a fazer. O «Code Red» explora uma falha descoberta em Junho no software dos Serviços de Informação da Internet da Microsoft usado pelos servidores da Internet. Encontra-se nos sistemas operativos «Windows» NT e 2000 e ataca os servidores da Microsoft.
Casa Branca na mira
Apenas os computadores preparados para usar a língua inglesa verão as suas páginas na rede desfiguradas. De um a 19 de cada mês, o verme alastra pela rede. A partir do dia 20, ataca o endereço da Casa Branca na Web, tentando desligá-lo.
A Casa Branca tomou precauções contra ele, alterando o seu endereço numérico da Internet para conter o ataque.
Apesar de o alvo ter sido mudado, os computadores infectados continuarão a lançar os seus ataques. Isto, segundo os responsáveis, poderá fazer abrandar a velocidade da Internet, causado paragens esporádicas, mas generalizadas.
Na passada semana, o Pentágono foi forçado a encerrar temporariamente o acesso público a todos os seus «sites» para os proteger do verme «Code Red».
Porque o verme foi lançado tão rapidamente, as companhias de segurança não conseguiram determinar quem o elaborou e o colocou na WWW.