O nome da estação ferroviária de Fátima está a ser disputado pelas Câmaras de Tomar e de Ourém. O anúncio da construção de um nó no IC9 pode fazer pender definitivamente o estatuto de «estação de Fátima» para o concelho nabantino.
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O nome da estação ferroviária de Fátima está a ser disputado pelas Câmaras de Tomar e de Ourém que estão a tentar melhorar as acessibilidades às suas estações, Chão de Maçãs e Caxarias, respectivamente.
O anúncio da construção de um nó no Itinerário Complementar 9 (IC9), entre Tomar e Ourém, junto à estação ferroviária de Fátima - Chão de Maçãs por parte do Instituto de Estradas de Portugal (IEP) pode fazer pender definitivamente o estatuto de estação de Fátima para o concelho nabantino.
Contudo, o presidente da Câmara de Ourém, município em que a freguesia de Fátima está inserida, afirmou à agência Lusa que essa ligação entre Chão de Maçãs e Fátima, através do futuro IC9, «pode funcionar apenas nos dias de maior enchente», não constituindo uma «opção viável para todo o ano».
Desde Março que a Rodoviária do Tejo possui uma ligação de autocarro entre a estação de Caxarias e Fátima que, segundo David Catarino, «está a revelar-se um sucesso a todos os níveis».
O presidente da Câmara de Ourém destacou, ainda, a necessidade de «um entreposto de mercadorias com condições para a região», mas frisou que o aumento de carreiras para Fátima, passando pela estação de Chão de Maçãs, não provocou um aumento de passageiros, ao contrário do que sucedeu em Caxarias.
«Se a estação de Chão de Maçãs, eu prefiro chamar-lhe assim, puder ter melhores condições de atendimento, isso é óptimo», disse, salientando que o futuro nó do IC9 «não altera a situação existente».
A possibilidade de um interface rodo-ferroviário em Chão de Maçãs não preocupa David Catarino, considerando que «podem colocar mais autocarros a passar em Chão de Maçãs mas isso não quer dizer nada porque não há passageiros que garantam um transporte permanente em Chão de Maçãs».
Divergências
Desta forma, o autarca de Ourém disse que «será um passo normal» a transferência do nome da estação de Fátima de Chão de Maçãs para Caxarias.
Por seu turno, o presidente da Câmara de Tomar, António Paiva, considerou «natural» a ligação do IC9 à estação de Chão de Maçãs: «Os aglomerados de Ourém, Fátima e Tomar, no dia em que o IC9 estiver construído, ficam a menos de 10 minutos de uma estação da linha do Norte, com capacidade operacional, como é o caso da estação de Fátima-Chão de Maçãs. A ligação rodo-ferroviária fica significativamente melhorada».
Na opinião deste autarca «basta fazer um interface na estação de Chão de Maçãs» visto que «não são as estradas municipais que vão garantir um bom fluxo de tráfego de peregrinos», aludindo ao caso de Caxarias.
Em relação à estação de Ourém, o autarca de Tomar, considerou que essa estação «terá sempre o carácter local que já tem hoje» mas a de Chão de Maçãs «é uma ligação de âmbito maior e com mais futuro».
Para Júlio Silva, presidente da Junta de Freguesia de Fátima, esta «é uma guerra que não vai ter sentido» depois da elevação da cidade a concelho.
«Quando formos um município, esta questão será menor», salientou.
Na sua opinião, «se esta polémica resultar em prejuízo do utente, isso é mau».
Caso se confirme a construção de um nó do IC9 perto de Chão de Maçãs , o presidente da Junta defende que «o nome de Fátima-Chão de Maçãs deve manter-se porque será mais rápido chegar a Fátima por Tomar do que por Caxarias».