Dividiu o talento pela guitarra, pelo acordeão e pela harmónica, que é, neste momento, o instrumento de eleição. Toots Thielemans, o músico e compositor belga que emprestou a sua arte a grandes nomes do jazz e da música brasileira, está de novo em Portugal para dois concertos.
Corpo do artigo
Depois de ter estado por várias vezes em Portugal, o mestre Jean "Toots" Thielemans regressa ao nosso país para dois concertos onde se vai apresentar com a formação de quarteto: dia 22 de Outubro no CCB e dia 24 na Casa da Música.
Quincy Jones, um dos muitos músicos com quem Thielemans trabalhou, descreveu o «mestre da harmónica» como «um dos grandes músicos do nosso tempo».
Charlie Parker, Ella Fitzgerald, Benny Goodman, Dizzy Gillespie, Oscar Peterson, Bill Evans, Natalie Cole, Pat Metheny, Paul Simon, Elis Regina, Chico Buarque, Caetano Veloso, Milton Nascimento, Djavan são outros nomes com que " Toots" partilhou a sua música.
Aos 83 anos, Thielemans é um virtuoso, uma referência absoluta e uma prova de que é possível aliar a técnica à capacidade de comover um auditório.