A Torre Eiffel à meia-noite do dia 1 de Janeiro, quando começa o ano 2001, vai ficar coberta de luzes. Quarenta alpinistas vão escalar a torre, entre os dias 27 e 30 deste mês, com o objectivo de mudar a aparência luminosa do famoso monumento.
Corpo do artigo
A Torre Eiffel, que fica iluminada todas as noites para celebrar o novo milénio, continuará a brilhar, mas com uma coloração azul em vez de prateada. À meia-noite do dia 1 de Janeiro, quando começa o ano 2001, as luzes tornar-se-ão azuis e permanecerão acesas durante oito horas.
Quarenta alpinistas vão escalar a torre, entre os dias 27 e 30 deste mês, para cobrir os 20 mil pontos de luz com uma cobertura azul sintética, com o objectivo de mudar a aparência luminosa.
As autoridades francesas também decidiram prolongar a duração de outro marco das comemorações do milénio: a enorme roda da fortuna, construída na Praça da Concórdia, continuará a funcionar até Junho de 2001.
A roda tem sido muito visitada pelos turistas, mas destoa completamente dos monumentos vizinhos, entre eles o Museu do Louvre.
O Ministério da Cultura disse que a roda da fortuna foi instalada para as festividades do milénio e deveria ser retirada este fim de ano. No entanto, foi concedido um prazo maior, para que se possa encontrar outro local para a sua instalação.