Cerca de 50 crianças africanas terão feito escala, em Faro, no ano 2000, quando eram transportadas para Londres para integrar uma rede de prostituição infantil. A notícia á avançada esta terça-feira pelo «Público», que citando o britânico«The Guardian».
Corpo do artigo
As crianças eram transportadas por um angolano, Pedro Damba, que foi detido, em Portugal, em Dezembro de 2000, depois de ter despertado a atenção de um responsável do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) devido às suas constantes viagens sempre acompanhado de duas mulheres e vários menores.
O caso, que foi «abafado» em Portugal, remonta a 1998 conforme revelam os registos de voo, e de acordo com declarações de uma inspectora do SEF ao «Guardian», só em oito meses cerca de 50 crianças terão passado pelo aeroporto da capital do Algarve.
As crianças, que faziam escala em Faro, seguiam depois para Londres, pelo aeroporto de Gatwick, a pretexto de irem prestar provas em clubes de futebol ingleses, no caso dos rapazes, ou de simples visitas turísticas, no caso das raparigas.
Damba iludia as autoridades portuguesas apresentando documentos onde as crianças eram autorizadas pelos pais a viajar, no entanto, no momento da sua detenção esclareceu-se que essas autorizações eram falsas.
O suspeito cumpre, em Portugal, uma pena de seis anos de prisão efectiva, por falsificação de documentos.