Segundo uma proposta de João Soares, a aprovar na reunião de amanhã, a Câmara Municipal de Lisboa (CML) vai transferir um milhão de contos para o Gabinete de Reconversão do Casal Ventoso (GRCV).
Corpo do artigo
Cipriano Oliveira, presidente do GRCV, revelou à agência Lusa que a transferência de um milhão de contos se insere no Plano de Actividades de 2000 e representa mais uma tranche correspondente «à parte da Câmara no Programa comunitário Urban».
Até ao momento, a CML já transferiu para o GRCV - no âmbito do
Plano de Actividades de 2000 - a importância de 200 mil contos.
O dinheiro a transferir destina-se à compra de espaços comerciais, contratos de empreitadas, valorizações paisagísticas da encosta, centro de acolhimento e lar de idosos e escola primária da Avenida de Ceuta, que inclui piscina.
Cipriano Oliveira, adiantou ainda que o programa Urban termina em 2001 e, por isso, a Câmara vai ter de transferir no próximo ano todo o dinheiro em falta, isto é, 2,8 milhões de contos, pois os investimentos na construção de habitação (muito mais vultuosos) dizem respeito ao programa PER.
A construção dos fogos de realojamento, acessibilidades e equipamentos prossegue e o presidente da GRCV não tem dúvidas de que todo o processo de reconversão e reabilitação da zona estará concluído no final de 2001.
Até agora, foram realojados 248 moradores na Quinta do Cabrinha, mas no início de 2001 o processo de realojamento vai ser retomado com novas habitações para 395 famílias na Avenida de Ceuta/Norte.
Em meados do ano serão realojadas mais 205 famílias nos blocos
em frente à Quinta do Cabrinha e, segundo as previsões do projecto,
«até ao fim do ano as restantes 260» nas casas em construção na Rua Maria Pia e no Casal do Evaristo.
Prevendo-se um dia agitado, a reunião de amanhã da CML tem uma agenda de trabalhos com mais de 40 propostas.